terça-feira, 7 de julho de 2015

Para esse tempo


Esther 4:14
Porque, se de todo te calares neste tempo, socorro e livramento doutra parte virá para os judeus, mas tu e a casa de teu pai perecereis; e quem sabe se para tal tempo como este chegaste a este reino?

Minha esposa e eu fomos para o Nepal, procurando um tempo de descanso e renovo depois de mais de 20 anos de trabalho e em um esgotamento profundo. Chegamos dia 23 de abril de 2015. Tudo "corria bem" até chegar o sábado 25 de abril de 2015.

As 11:56 am (hora do Nepal), aconteceu o maior terremoto da história da nação e em um minuto o caos e o pânico tomou conta daquela terra.
Notícias chegavam de todos os lados de edifícios, templos, casas, vilas, estradas destruídas e o número de mortos só aumentavam.

Eu estava em um culto a Deus, no terceiro andar de um edifício muito frágil e velho. Foi verdadeiramente um milagre que todos nós nos salvamos. Sábado às 11am é a hora onde normalmente os cristãos no Nepal se reúnem para adorar a Deus juntos.
Na mesma cidade, em Katmandu, um edifício onde se realizava um culto ao Senhor, cedeu e mais de 40 pessoas morreram. Como explicar isso?

No mesmo dia, fomos com o pastor Sílvio Silva e parte de sua equipe, comprar água, comida e remédios.
Chegamos em um distribuidor de remédios e o dono é um senhor de idade, muito amável e ele ao saber do motivo pelo qual tinhamos ido ao Nepal, nos disse: "Deus não faz nada errado. Na hora certa ele traz a pessoa certa para o lugar certo para fazer a coisa certa. Foi Ele que trouxe vocês aqui e Ele sabia do terremoto - não foi um engano; foi no tempo certo de Deus".

Todos os meus "bons planos" deram errado nessa viagem. Tudo mudou, mas creio que tudo se encaixou no tempo e propósito de Deus.
Podíamos voltar no outro dia, mas submetemos nossas vidas a Deus e à liderança local dizendo que queríamos ficar para servir, pois entendíamos que para esse tempo o Senhor nos levou no reino do Nepal.
Por mais de um mês servimos as pessoas naquela preciosa nação - uma imensa honra para nós.

Em meio a tudo e todos, observei como Deus trás pessoas certas para o lugar certo, na hora certa para fazer as coisas certas.

Observei meus amigos que vivem no Nepal a muitos anos; Sílvio e Rose que com um magnífico trabalho de resgate de crianças da prostituição infantil, tem transformado uma geração.
Lá estavam eles e sua preciosa equipe mais uma vez se entregando para o povo Nepali.
Eles chegaram lá no tempo certo!

Pensando nesse texto de Ester, lembrei-me do que ouvi essa semana. Alguém disse: "O Reino de Deus é assim: Deus leva a pessoa "errada", para o lugar "errado", na hora "errada" para fazer o "certo".
Para mim estava tudo errado. Não acreditava que podia ser a pessoa certa para ajudar, pensei que me equivoquei em ter escolhido o Nepal para meu tão esperado tempo de descanso e renovo, senti por algumas vezes que era a hora errada; mas uma coisa eu tinha certeza - eu estava fazendo a coisa certa!

Sabe, se você se sente confundido (a), se encontra-se em meio a um terremoto, a uma tragédia, a uma situação sem saída, em um caos; tenha calma! Pense por um momento - Será que esta tudo errado mesmo? Ester também poderia ter se sentido assim.

Quando minha mente queria pensar: O que estou fazendo aqui, porque vim para cá, porque agora, etc., etc.? Sempre acontecia alguma coisa que me dizia que era o tempo certo de Deus.
Por exemplo, no mesmo dia do terremoto, caminhando pelas ruas de Katmandu, e responsável de cuidar de uma menina tão pequena, segurava sua mão e caminhávamos no meio do caos em direção à sua casa. Em um momento ela me disse: "Eu tenho um sonho. Quero ter uma família e quero que você seja meu pai". Como é possível sonhar no meio do caos que acabou de acontecer? Ela estava vivendo o maior terremoto da história de seu povo, mas o terremoto não abalou seus sonhos.

Se Deus me levou no Nepal, somente para permitir que essa menina continuasse sonhando; posso dizer que sim - e quem sabe se para tal tempo como este eu cheguei naquele lugar?

Pense onde você se encontra agora.
Pense porque você está onde esta agora. Está dando tudo certo ou tudo errado?
Pense nisso - em meio a teus terremotos, alguém pode estar dizendo para você : "Sim, para isso você chegou aqui. Obrigado por ter vindo", e mesmo sem entender, mesmo achando ser a pessoa errada na hora errada e no lugar errado, faça a coisa certa.

Que o Deus de Ester e de Mardoqueu faça você entender o tempo, o lugar e a ação que deve ter.

JLS

O Amor de Deus

Clique aqui para ouvir a mensagem